‘Nunca passei por cima de ninguém’, diz Sarney sobre seus 90 anos

(Foto: Pedro França/Agência Senado)

90: saudades e esperanças

Da Coluna do Sarney

Meus olhos se abriram para o mundo às 7,30 horas de uma cinza manhã de abril, de 1930, depois de noite de um parto sofrido — minha mãe primípara, quase uma menina de 18 anos —, numa casa de chão batido, de 55 metros quadrados, na ainda pequena, quase uma vila, Pinheiro, onde tínhamos chegado há trinta dias, terra cercada dos mais belos campos do mundo, de capins verdes e flores amarelas formando um tapete no meio das águas do Pericumã, saídas do seu leito pelo mundão das chuvas do inverno.

Na casa a parteira famosa da terra, a velha negra Mundica de Salu, minha avó Dona, meu avô Adriano, meu pai, e uma menina, Emília, que mais tarde seria minha ama, chamada por mim carinhosamente de Debum.

Deus me deu uma família abençoada, que só me cercou de amor, com os avós que me acalentaram, irmãos, e depois a bondade de permitir constituir o meu ramo, na beleza de uma extraordinária mulher, filhos adoráveis, netos, bisnetos e, para completar minha felicidade, excelentes amigos e parentes.

A felicidade da infância, quando descobrimos o mundo, as pessoas, o apego e o amor da mãe, do pai, dos avós, a mão inocente dos irmãos nas cantigas de roda. Descobrir as cores, o vento, a chuva e pouco a pouco os pássaros que pousavam nos fios do telegrafo a única comunicação com o mundo.

Divido a felicidade desses anos com a minha querida terra de São Bento, onde fui gerado e passei a residir depois dos quatro anos. Ali aprendi a ler e escrever, e encontrei o melhor amigo de minha vida: o livro. Tão grande essa ligação que escrevi sobre tudo.

A política veio depois. Aconteceu. Napoleão dizia que a literatura era uma vocação, a política um destino. As duas me fizeram a vida, junto com o espírito de liderança. Nunca pensei viver 90 anos, num Maranhão que, em 1965, tinha uma expectativa de vida de 29 anos. Tive todos os perigos das doenças que levavam as crianças para o céu — 80% dos que nasciam. Só malária, quatro, além de todas as outras. Fiz a peregrinação pelo interior com meu pai, perseguido e sofrido modesto Promotor Público. Foram Icatu, Caxias, Codó, Coroatá, Balsas. Conheci a luz elétrica aos 12 anos, quando vim fazer o exame de admissão para os Maristas. Morei no pensionato da boníssima Dona Rosilda Penha, na rua de São Pantaleão, na Madre Deus, em frente à Fábrica Santa Amélia, num pequeno quarto alugado, na casa da operária Dona Sérgia, de Dona Guidinha, dos irmãos Cândido e Pedro Costa, gente generosa e boa.

Fui contínuo da Polícia Civil, trabalhei no Tribunal de Contas e no Tribunal de Justiça. Tornei-me jornalista profissional ganhando um concurso de reportagem de O Imparcial, onde comecei minha carreira política e literária.

A santidade de minha mãe foi uma ligação que marcou minha vida e até hoje me marca como uma saudade que não passa. Com ela converso e me aconselho todos os dias. Santa Dona Kiola.

Agradeço também a Deus fazer de mim um homem simples — o poder não me modificou em nada —, sem seduções materiais. Dar-me a absoluta impossibilidade de ter ódio, ter fé e atender o único pedido que Ele me fez: perdoar os inimigos. E eu perdoei a todos, eu que uma vez ouvi do Presidente Castelo Branco: “Dr. Sarney, o Senhor é muito bem servido de inimigos.”

Nunca passei por cima de ninguém. Ouvi na minha velhice, já fora do poder, no aeroporto de São Paulo, o elogio que mais me confortou, de um homem dizendo para sua mulher: “O Sarney é um homem bom.”

Deus me deu 90 anos de vida, tantos cargos, fez de mim o político mais longevo da nossa História, 64 anos, receber as maiores condecorações, no grau mais alto, como a Légion d’Honneur e o Grande Colar do Mérito Nacional, me fez membro, hoje decano, da Academia Brasileira de Letras. Escrevi 122 livros, com 173 edições, alguns deles traduzidos em doze línguas. Ele me deu até a graça de uma pequena vaidade. Vaidade de sair de tão longe, das casinhas de Pinheiro e São Bento, e percorrer esse caminho. Graças ao povo do Maranhão, minha paixão, e ao generoso povo do Amapá pela confiança com que sempre me amaram e me elegeram, e que passei amar com todo carinho.

90 Anos! Não tenho saudades da infância, juventude, maturidade. Sinto, como dizia o Padre Vieira, saudades do futuro.

19 pensou em “‘Nunca passei por cima de ninguém’, diz Sarney sobre seus 90 anos

  1. SENADOR SARNEY SE VC NUNCA PASSOU POR CIMA DE NINGUÉM, ENTAO EXPLICA AI QR FOI QR VC FEZ COM O SENADOR DEMÓSTENES TORRES, DE GOIÁS…E COM O EX GOVERNADOR JACKSON LAGO…. SENADOR SARNEY DEIXE DE SER COVARDE E MENTIROSO VC PASSOU A VIDA PISANDO E HUMILHANDO AS PESSOAS …

    • Lava tua boca imunda ao falar de Sarney verme calhorda. Por isso que esse estado é miserável, é povoado de figuras habituada no lixo ,como esse patife aí. Procura sair da lama que se encontra porco fedorento.

  2. Lula nunca roubou, sarney nunca passou por cima de ninguem (e a vale que tiraram do para?) e o bucho de lama nunca mentiu. Estes sao os politicos do brasil. Nota um milhao em cinismo. Por isso querem tirar bolsonaro.

  3. Esse dissimulado chamado Sarney conseguiu a cessação do ex Gov. Newton Belo, sob a acusação de ser comunista. Traiu Antônio Dino que morreu no ostracismo. Tentou tirar cafeteira na marra da Prefeitura. Atacou e perseguiu Pedro Neiva e Nunes Freire. Deu para a Família Mesquita quase todo Renascenca.Traiu o Marão que financiou sua campanha pra Governador e lhe deu o terno para tomar posse, por essa razão foi posto pra fora do velório do Marão pelos familiares desse. Perseguiu Dr. Jackson Lago quando era Prefeito de São Luís e causou e o matou quando era Governador. Isso é só uma parte da biografia desse pilantra metido a escritor. Só balela. Ficará na história como o Presidente inflação: 87% ao mês.

  4. Jackson Lago foi quem se afogou dentro de um copo d’água. Seu governo, que felizmente só durou dois anos e dois meses, foi de pura corrupção, Abdala Azia do planejamento saiu rico, Weverton Rocha só é senador porque roubou milhões da secretaria de esportes. Trabalhei nesse governo na secretaria que uma tal de Helena Castro era secretária, assistir essa senhora perseguir pessoas de bem só porque ela tinha informações que era pessoa ligada a Roseana Sarney. Presenciei muitos atos de desmandos na administração Jackson Lago. O velho era honesto, mas era cercado só por abutres do dinheiro público. Sejamos sensatos e não demagogia. Que Deus dê mais uns dez anos de vida ao ilustre conterrâneo José Sarney.

    • Qual Secretaria que tu trabalhastes? Nao sabe o nome? Eu quero que Sarney viva para assistir o que restou da curriola dele. Tu, Rosengana, Sarney Filho e o processado Fernando Sarney. Isso é uma familha ou uma gang?

    • Cara tu és um Babaca….esse canalha , usurpou o mandato do Dr Jackson Lago no STF , junto com aquele VAGABUNDO chamado Eros Grau , relator do caso , pra entregar pra essa pilantra chamada Roseana… Falcão , tu não passa de um VERME !!!!

  5. Sarney foi Presidente do Brasil e NÃO conseguiu ajeitar o Maranhão, vive até às famílias humildes nas casas de Barros e Telhados de Palhas, era pra ser o melhor Estado do Brasil pelo poder que o Sarney já teve, época do Governador Jackson Lago era uma perseguição pro Lula não mandar nada pro Maranhão, até que tirou o Governador Jackson Lago, o povo são bem informados no Maranhão e não gostamos de mentiras bestas, seja sincero com o povo do Maranhão, vivemos em um Estado atrasado por causa dessas mentiras de todosssss os Políticos.

  6. O FYTURO INCERTO TALVEZ DER À ELE A REPOSTA. TALVEZ NÓS NUNCA SABEREMOS P RESULTADO DA CONDENAÇÃO FINAL.

  7. A morte se aproximando, o desespero batendo a porta. O remorso corroendo por dentro e a angustia de nao poder ser perdoado por quem mal fez. Todo mundo tem sua hora e sarney aprontou muito, agora acha que mentindo para se mesmo mudara o passado. O destino lhe deu bastante anos de vida para pensar e sofrer por tudo que js fez de ruim. Vai ser a mesma coisa com o buchudo.

  8. é cínico, …..perseguiu e aniquilou todos os prefeitos do interior, aqueles que não se alinhasse aos seus caprichos e desejos….nas campanhas eleitorais para eleger a sinhazinha, ligava para os abestados do interior, ….ou vota na minha filha ou ou abro processos nos tribunais…..e aí já sabe, né…..nunca teve votos, era só na base de ameaças e pisando nos infelizes prefeitos, principalmente as pequenas….Queria o mausoléu !!!!!!

Os comentários estão fechados.