Covid-19: César Pires relata falta de assistência na rede estadual de saúde

O deputado César Pires questionou a veracidade das informações divulgadas pelo Governo do Estado quanto à disponibilidade de leitos de internação na rede estadual de saúde, para atendimento dos pacientes com sintomas do coronavírus em São Luís. Ele afirma que tem chegado ao seu conhecimento vários casos em que pessoas com quadro grave buscaram unidades de referência e foram mandadas de volta para casa sem sequer fazer teste para diagnóstico da Covid-19.

“As pessoas estão indo às Upas de referência, passam pela consulta e São mandadas para casa. Se precisam de oxigênio, pior ainda, porque não há equipamentos disponíveis. Nesta segunda-feira mesmo, um idoso procurou o Hospital do Servidor com falta de ar e não recebeu atendimento por falta de oxigênio. A esposa está revoltada, com o marido em casa sem saber o que pode acontecer”, relatou o deputado.

César Pires enfatizou que a propaganda feita pelo governo não retrata a realidade enfrentada pelas centenas de pessoas infectadas pelo coronavirus que dependem da rede estadual de saúde.

“Não é somente leito de UTI que está faltando. Faltam condições básicas de atendimento nas unidades de referência, e mesmo quem precisa de internação em leitos clínicos não está achando vaga. O governo precisa ser mais honesto com a população”, finalizou ele.

__________________Leia mais
Covid-19: MP processa governo Dino por falta de transparência

3 pensou em “Covid-19: César Pires relata falta de assistência na rede estadual de saúde

  1. Léda, temos visto um desabastecimento absurdo de testes pra Covid nos laboratórios privados de São Luís. Isso muito nos preocupa, pois pode gerar a falsa sensação de que os casos estão reduzindo. Há falácias de que no lockdown a escassez dos testes será ainda mais intensa, englobando todo o sistema (público e privado); assim, se “comprova” que o mesmo foi eficaz. Sinceramente não acredito/espero que isso seja verdade, mas seria importante nos atentarmos pra isso; afinal, sem testes os casos acabam reduzindo e surge então a falsa impressão de que as medidas instituídas estão sendo plenamente eficazes.

    • Destaco que acho o lockdown extremamente adequado e fundamental neste momento, só creio que devamos avaliar melhor a questão da disponibilidade dos testes, caso contrário a interpretação será sempre equivocada.

  2. Deputado o sr é um luz no meio dessa AL. Uma lucidez, um compromisso com a verdade que sozinho pode doar luz para esses deputados trevosos. Siga com fé! Abr.

Os comentários estão fechados.