César Pires: governo está maquiando dados da Covid-19 no Maranhão

Ao analisar dados oficias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e das prefeituras, o deputado César Pires afirmou que o governo estadual está maquiando números dos boletins sobre a Covid-19 no Maranhão. Segundo o parlamentar, a divergência de números indica que a contaminação de maranhenses pelo coronavirus é no mínimo duas vezes maior que a oficialmente informada pelo governador Flávio Dino.

“O lockdown imposto na ilha de São Luís já comprova a falta de capacidade de planejamento estratégico e de gerenciamento da crise sanitária por parte do governo estadual. Como não têm sabido orientar a população e controlar a contaminação, o governador maquia os números oficiais para passar ao Brasil a imagem de gestor acima da média que ele não é”, enfatiza César Pires.

O deputado embasa suas afirmações na comparação dos números apresentados no mesmo dia pelos municípios e pela SES. O blog do Jorge Aragão já havia tratado do tema (veja aqui).

“Em Codó, já eram 89 casos confirmados, quando o governo estadual informava ter ali apenas 35 contaminados. Pedreiras já registrava 78 casos quando no boletim da SES aparecia somente 26. Em Presidente Dutra, já eram 48 pessoas doentes, quando o governo mostrava 20 em seu boletim. O mesmo acontece com Tuntum – que tinha 11 casos e a SES registrava 02 -; Santa Inês com 53 aparece com 46 casos; Conceição do Lago Acú com 10 casos no município e apenas dois no quadro do governo, e São Bernardo, que já confirmou 14, sequer aparece no boletim da SES”;, listou ele.

Para César Pires, falta capacidade gerencial ao secretário de Saúde Carlos Lula para interagir com os gestores municipais, e o governador está enganando a sociedade quando apresenta os números da Covid-19 no Maranhão.

“É preciso mostrar a realidade para a população sem estar preocupado só com a própria imagem. E tomar as medidas realmente eficazes para tentar conter o avanço do coronavírus em nosso estado, pois os boletins municipais mostram que o numero de infectados pode ser o dobro do que o governador tem mostrado na televisão”, finalizou ele.

8 pensou em “César Pires: governo está maquiando dados da Covid-19 no Maranhão

  1. é DE LASCAR ! Não ajuda, não colabora, e não faz nada, só reclama….Tirou a barba ?

  2. Quem compõe o Comitê Científico que Flávio Dino fala na TV? Os Lulas? Deus nos ajude. É muita cara de pau. Fracasso total. Vinte e cinco mortes por dia.

  3. A contaminação é pelo menos 10 vezes maior.
    Eu, minha mulher e duas filhas fomos contaminados, fizemos exames e tomografias em laboratórios particulares, tratamento com médico particular e NAO COMUNICAMOS às autoridades Estaduais de Saúde.
    Entre meus amigos e parentes da minha mulher, cito pelo menos uns 40 casos .
    Nenhuma farmácia tem Invermectina, Azitromicina ou Cloroquina, se chega esses medicamentos num dia, acabam no mesmo dia.
    Só casos bem mais graves são levados a hospitais públicos ou privados.
    Os laboratórios de manipulação estão dando prazos de 20 dias para entregar as encomendas ( o preço desses medicamentos foram namorados em 300%). Nos citamos com Invermectina + Azitromicina + vitaminas C e D.
    Nem testes os laboratórios tem embora os laboratórios estejam cobrando R$ 400,00 e os Tomografias R$ 350,00.
    Hoje, temos pelo menos 60.000 pessoas contaminadas/curadas só em São Luís.

  4. É fato incontroverso a falta de transparência do Governo do Estado do Maranhão (Gov Dino e SES) ao divulgar números e outros dados referente à pandemia covid 19. Não sem razão o Ministério Público e a Defensoria Pública ajuizaram Ações Civis Públicas contra o Estado exatamente pela referida falta de transparência.
    Ironia e contradição para uma gestão estadual que começou alardeando a alegada criação de uma Secretara de Estado da Transparência.
    Nota zero a Dino e seu advogado Secretário de Saúde.

  5. Não sou comunista, mas apresentar ideias ajudar, da sua contribuição para controlar esta pandemia o nobre deputado não pode.
    Se não pode ajudar então não atrapalha.
    Nós maranhense estamos precisando é de ação para acabar com este sofrimento e não de politico que aparecer.

Os comentários estão fechados.