Hidroxicloroquina e a saia justa do governo Flávio Dino

O governador Flávio Dino (PCdoB) enfiou-se – e a seu governo – numa verdadeira saia justa nesse fim de semana, no debate sobre o uso da hidroxicloroquina para pacientes de Covid-19.

Tudo teve início na sexta-feira (15), quando o Blog do Gilberto Léda revelou que médicos maranhenses pediram oficialmente ao Executivo que o Maranhão começasse a ministrar o coquetel de hidroxicloroquina e azitromicina logo na chamada 1ª fase da doença (reveja).

Até então, o protocolo estadual admitia o uso da medicação apenas em pacientes internados, em estado grave.

A reação de Flávio Dino à indicação médica foi imediata: voltou a sustentar, num artigo publicado no fim de semana, que não prescreve medicamentos e, por isso, chamou os ofícios recebidos de “estranhos documentos“.

Ocorre que, ainda ontem (17), o próprio governo começou a divulgar que, sim, já começou a utilizar a combinação de hidroxicloroquina e azitromicina em pacientes com sintomas leves da Covid-19 (leia mais).

Das duas uma: ou o governador não estava a par do novo protocolo adotado por sua Secretaria de Saúde; ou o governo simplesmente ficou envergonhado de admitir que cedeu à pressão dos médicos, e o fez apenas porque o debate tornou-se público.

É a falta de transparência dificultando não apenas a vida da população maranhense, mas também do próprio governo Flávio Dino.

23 pensou em “Hidroxicloroquina e a saia justa do governo Flávio Dino

    • Não governa nada e não sabe do que acontece no governo, uma farsa! Ainda quer se confrontar com o Bolsonaro dizendo que o presidente é que é incompetente? Esse Governo não passa de momentos de propagandas duvidosas e em platitudes (trivialidades) que Dino escreve nas redes sociais! Só isso e nada mais! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  1. Esse cidadão prova que nunca esteve preparado pra administrar um estado tão rico e cheio de possibilidades como o Maranhão. Mais uma vez a oposição foi pior gestora do que a Roseana Sarney. Quem sabe um dia veremos nosso Maranhão saindo das últimas posições de IDH e vá pra vanguarda do desenvolvimento.

  2. É público e notório que esse FARISEU nunca esteve preocupado com a saúde da população maranhense, mas tão somente com os seus projetos políticos pessoais. O Maranhão está pagando um alto preço por ter colocado um comunista no poder, que sirva de lição.

  3. Até agora ainda não entendi bem essa história. Eu trabalho no hospital Macieira e já faz um bom tem que já se vem utilizando ( Cloroquina, Azitromicina) no enfrentamento da Covid então creio que o Governador sempre soube problema e que aqui no Maranhão e sempre essa politicagem maldita.

  4. Enquanto isso, esse pilantra genocida insiste em ir pra imprensa nacional querer colocar a culpa em BOLSONARO.
    Esse ditador comunista precisar ser deposto urgentemente!

  5. Esse governador é um escroto, centenas de brasileiros tiveram que morrer, para que só assim depois de muita luta dos médicos essa coisa (governador) libera-se. ai esta a verdadeira face de quem realmente pensa no povo.
    essa coisa que esta no palácio dos leões esta com os dias contados.

  6. Patético! Ridículo! Palhaço! Depois dos desastres do isolamento e lockdown, vem com essa de liberar cloroquina para o povo. Depois de milhares de mortes! Esse Governadozinho com seus babas ovos só pensam em politicagem!

  7. Via de regra, ministra-se Azitromicina + Cloroquina ou, APENAS Azitromicina. NENHUM MEDICO receita só CLOROQUINA, porquê?????
    Ora, o que está resolvendo e a Azitromicina, a Cloroquina está entrando como um PLACEBO DO MAL, ou seja, QUANDO NAO FAZ MAL, NAO AJUDA no tratamento.
    Cloroquina é como comprimido para matar a SEDE, o cara toma um comprimido com três copos de água e a sede acaba.
    Fica a dica, quando algum desses entusiastas da CLOROQUINA pegar o COVID 19, tome SÓ CLOROQUINA. ( e avise o serviço funerário)
    Distribuir esse KIT e um CRIME.

    • Vc conhece o efeito da Cloroquina? Sabe pra que ela é usada? Se souber, entenderá o pq da recomendação de uso profilático ou na fase inicial da doença

      • Sei os efeitos benéficos e os MALEFICOS da Cloroquina. Não sou médico, sou Engenheiro formado numa Universidade de Verdade de um País de Verdade, diferente de certos jornalistas de MERDA, “diplomados” em “faculdades” de fundo de quintal de Estados de MERDA, em países de MERDA como o Brasil.
        Dos 6 irmãos, tenho CINCO que são médicos e TODOS diplomados na USP e UNICAMP, nenhum em arapuca como UFMA ou UEMA.
        Peguei o COVID 19 e tratei-me aqui mesmo em São Luís, só que meus médicos foram meus irmãos quesaomedicos Rosário Libanês.
        A ORDEM ERA: FICAR LONGE DE CLIROQUINA.

        • Um ódio doido do lugar onde vive… Prá lá…
          Fico a imaginar a frustração que não deve ser acordar todo dia para fazer aquilo de que não se gosta, num lugar do qual não se gosta.
          Agora entendo toda a sua virulência na grande maioria dos comentários.
          Forte abraço, amigo.
          Fique na paz.
          Vc precisa

  8. Ele queria uma carta de seguro dos médicos pra pode usar em pacientes leves, conseguiu de médicos maranhenses. Gilberto, eles já estavam usando a cloroquina , mas na segunda fase, é uma orientação do ministério da saúde, todos os estado tem que seguir isso, inclusive tem matéria do mês de abril, aqui no teu blog. O que Flávio Dino queria é que essa orientação viesse do MindaSaúde, pois acredita na ineficiência do medicamento.

    https://gilbertoleda.com.br/2020/04/02/ma-adota-protocolo-de-tratamento-com-hidroxicloroquina-para-covid-19/

  9. O legislativo é de igual a pior que esse governo. Se fosse uma Assembleia de Deputados honrados, o Impeachment desse governador já tinha sido feito.

  10. Gilberto,o governo está dando para o povo a Cloroquina ou a Hidroxicloroquina?? Ha uma diferença fundamental nisso.

  11. Dá vergonha de dizer que esse lixo de governador nos representa.
    Isso é uma desgraça em cima do nosso estado.
    E eu um dia achava que Roseana que era o demônio do Maranhão.

  12. Meu Deus que gente insensata! queriam que o governador aceitasse o uso dessa medicação, sobre pressão ( oficio do sindicato de medicina) ele acabou aceitando,achei estranho mas entendo,melhor ele aceitar do que levar a culpa ( um blogueiro já o culpou pelos óbitos ocorridos pelo não uso da cloroquina) por muitas mortes. As pessoas precisam entender que , a não aceitação da cloroquina não é só no Brasil, muito menos no Maranhão, é a ciência , os especialistas do mundo inteiro que não a reconhece como eficaz para o combate ao covid 19. Não sou da área médica ,mas meu filho é estudante de medicina, então ele tá pesquisando muito a respeito e temos conversado sobre o assunto .

    • Entao continue a pesquisar mais e largue de ser ignorante. Assim como têm pessoas contra, tb têm a favor e muitos cientistas internacionais dizem ser eficaz para usar na 1a fase da doença. Vc não quer usar, fale ao seu filho para ele não autorizar mas, impedir q outros tenham acesso ao medicamento e possa se curar é crime! TODO remédio tem efeito colateral E entre ser entubado e tomar a hidroxicloroquina vc escolhe o quê? Vamos largar de ser hipócritas?

  13. Pingback: Hidroxicloroquina: Edilázio aponta contradição de Flávio Dino - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.