Após pressão, MA amplia testagem para Covid-19 e sobe em ranking nacional

O Governo do Estado anunciou neste fim de semana que o Maranhão subiu três posições no ranking nacional de testagem para Covid-19. Nos últimos 17 dias, saltou da 9º para a 6ª colocação.

“Nos últimos 17 dias, o Maranhão subiu três posições no ranking e aumentou, em média, mais de 1,2 mil novos testes realizados, sobretudo na rede pública”, diz o release da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A pressão para o a realização de mais testes – ou divulgação dos resultados que tem recebido dos municípios – tem sido constate desde que se descobriu que o Maranhão tinha mais de 200 mil testes à disposição, mas realizava poucos (reveja).

Desde então, já houve representações no Ministério Público e na Polícia Federal, e o governo passou a divulgar mais resultados.

________________Leia mais
Covid-19: na véspera da reabertura, MA tem recorde de casos e óbitos

Confrontado com o fato, na semana passada, o governador Flávio Dino (PCdoB) tentou responsabilizar as prefeituras pela baixa testagem até o início deste mês. Em coletiva, o comunista afirmou que não é apenas o governo quem realiza os testes, e que muitos municípios equivocaram-se no lançamento de informações em sistema informatizado.

“O fornecimento do número de testes é dado pelos municípios. Não é o Governo do Estado que sozinho realiza testes no Maranhão. Nós recebemos uma parte de testes, compramos uma outra parte, eles são entregues regularmente, semanalmente, a vários municípios, de acordo com os indicadores”, afirmou (relembre).

Justo seria, agora, dividir com os municípios também os louros pela subida no ranking.