TSE deve retomar debate sobre abuso de poder religioso

Flávio Dino em foto com capelães no Palácio dos Leões

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve retomar nesta semana o debate sobre a existência, ou não, da figura do abuso de poder religioso em eleições.

A discussão foi iniciada em junho pelo ministro Edson Fachin, durante o julgamento de um caso de uma vereadora de Luziânia, município de Goiás, acusada de usar sua posição de pastora em uma igreja evangélica para influenciar os votos dos fiéis e promover sua candidatura nas eleições de 2016 (saiba mais).

Novidade no cenário nacional, o assunto foi amplamente debatido no Maranhão ainda nas eleições de 2018, quando o governador Flávio Dino (PCdoB), então candidato à reeleição, foi acusado por adversários de usar a distribuição de cargos de capelães para angariar apoio político-eleitoral.

Uma denúncia contra o comunista por esses fatos segue em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que pode ser fortemente influenciado pelo resultado do julgamento no TSE.

2 pensou em “TSE deve retomar debate sobre abuso de poder religioso

  1. O escândalo que aconteceu no Maranhão foi sem precedentes. Criar mais de trinta cargos de capelão para ter o apoio da assembléia de Deus. Tudo idealizado pela irmã Eliziane Gama.

  2. A ideia é muito boa. Muitos templos evangélicos e católicos (e até terceiros são usados p/proselitismo político)…

Os comentários estão fechados.