Covid-19: Prefeitura de Pinheiro tem novo decreto em vigor

Já está em vigor um novo decreto editado pelo prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio (PP), com medidas para conter uma nova onda da Covid-19. A intenção do novo ato é manter o funcionamento do comércio ativo na medida do possível.

O Decreto nº 041/2021, com vigência de 25 a 31 de maio, acompanha o Decreto Estadual que está em vigor, e o atual quadro da pandemia no Maranhão, inclusive com casos comprovados de novas variantes, como a indiana, com potencial possivelmente mais elevado de transmissibilidade.

Fica mantido o uso obrigatório de máscara de proteção fácil e o distanciamento social como formas de evitar a transmissão comunitária da COVID-19 e proporcionar o achatamento da curva de proliferação do vírus. Visando reduzir aglomerações, as atividades comerciais poderão funcionar das 7h às 21h, e aos domingos deverão se encerrar às 12h. Os estabelecimentos não poderão ultrapassar 50% da capacidade física do ambiente.

Também estão autorizados a funcionar ginásios esportivos, campos de futebol, quadras poliesportivas, praças de esportes e demais estruturas destinadas à prática esportiva. Também continuam abertos parques aquáticos, clubes recreativos e afins desde que obedeçam o decreto, mantendo a lotação máxima de 50% da capacidade física do ambiente e respeitem as medidas sanitárias instituídas pelos órgãos de saúde.

Apresentações musicais em bares, lanchonetes, restaurantes, praças de alimentação privadas, clubes de festas, casas de shows e eventos diversos também estão autorizados seguindo a mesma orientação dos demais estabelecimentos comerciais, quanto ao horário, o documento estabelece que nas vésperas de feriados, sextas e sábados poderão funcionar até as 02 horas da manhã do dia subsequente, aos domingos e demais dias da semana até as 21 horas. Permanece proibida a realização de eventos em ruas e praças públicas.

A fiscalização das medidas determinadas pelo Decreto será realizada pelas forças de segurança do município. O documento está disponível no site oficial da prefeitura.