O juiz Eduardo Moreira, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) indeferiu nesta semana pedidos do governador Flávio Dino e do ex-secretário Márcio Jerry, ambos do PCdoB, e determinou o prosseguimento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) em que eles foram declarados inelegíveis pela juíza Anelise Nogueira Reginato, da 8ª Zona Eleitoral, de Coroatá.
Os comunistas haviam acionado o TRE-MA para que fosse conferido efeito suspensivo a duas arguições de suspeição protocoladas contra a magistrada. Ela própria já havia negado a declaração suspeição (reveja).
“Considerando que a competência para análise e declaração dos efeitos que serão imprimidos ao incidente é do Relator, nos termos do art. 146, §2º, do Código de Processo Civil, indefiro o requerimento dos Arguentes acerca do efeito suspensivo, e determino o prosseguimento do trâmite da Representação nº 262-79.2016.6.10.0008”, despachou Eduardo Moreira.
Com os pedidos indeferidos, na prática, Reginato está livre para julgar embargos de declaração opostos pelo governador e seu principal assessor.
Anelise Reginato declarou inelegíveis em agosto Flávio Dino, Márcio Jerry, além do prefeito e do vice de Coroatá – Luis Filho e Domingos Aberto, respectivamente -, todos acusados de usar o programa “Mais Asfalto” para beneficiar o atual prefeito da cidade na eleição de 2016. Como recorreram da sentença, ela não produz efeitos imediatos (reveja).
Dino e Jerry protocolaram embargos de declaração contra a decisão e, depois disso, arguiram a suspeição da magistrada. Ela negou o pedido, e os comunistas recorreram ao TRE – solicitando, ainda, que a análise dos embargos ficasse suspensa enquanto a corte não apreciasse o pedido de suspeição.
Como não foram atendidos, Reginato agora pode julgar os embargos e, depois disso, em caso de recurso do governador e do ex-secretário, o processo pode seguir normalmente para o Tribunal Regional Eleitoral, onde o mérito do caso será novamente apreciado.
Alvo preferido
A juíza Anelise Reginato virou alvo de comunistas depois de declarar inelegíveis as duas principais forças do partido no Estado: o governador Flávio Dino e o ex-secretário Márcio Jerry.
Além da arguição de suspeição protocolada pelos dois – e já negada – , o PCdoB acionou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pedindo o afastamento da magistrada da 8ª Zona Eleitoral. O relator do pedido, corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio Noronha, decidiu arquivar a reclamação (leia mais).
Significa dizer que a arguição protelatória de Suspeição pedida pelos Representados (Flávio Dino e Márcio Jerry) não foi reconhecida pela magistrada de piso. E o prosseguimento do trâmite da Representação nº 262 79.2016.6.10.0008, que é o que interessa a todos, vai culminar com o julgamento agora do Embargo de Declaração, com contrarrazões, e posterior confirmação da sentença pela juíza Analise Reginato para Dino e Jerry recorrerem ao TRE-MA. E, quiçá, eles serem condenados em 2.ª instância tal qual o Ricardo Murad.
flavio dino esta fazendo a mesma coisa de novo em coroata espalalhando asfalto por todos os lado aqui no bairro da cohab e poeira por todo lado as pessoas ja estao com os pulmoes cheios de poeira aqui e magna por todo lado 3 anos para fazer agora em cima da eleiçao eu acho um abuso e um derrespeito com a justiça e o tre cade
essa sempre foi a aposta de Sarney, ganhar novamente no tapetão.
Flávio Dinossauro vai sentir o gosto da derrota na justiça. Ele pensa que é inatingível, continua fazendo politicagem em época de campanha, agora ele coloca o seu afilhado Edivaldo Holanda para realizar as obras eleitoreiras, aqui em São Luís está acontecendo esse tipo de fraude eleitoral. Muda Maranhão, nossa bandeira não é vermelha.
Analfabeto político tu e tua CORJA serao varridos daqui … Flávio Dino não é o saudoso Dr Jackson Lago… essa oligarquia nefasta será DERROTADA nas urnas e na justiça…. e Fooorrrraaaa!!
Apelando, coisa feia blogueiro.
Mentirosa que tu é o prefeito de São Luís sempre trabalhou. E nossa bandeira mesmo não é vermelha é verde , amarelo azul e branco. Agora que Dino ganhará a eleição não tenha dúvidas
Queria receber mensagens do blog
clica no sininho vermelho que aparece no canto inferior direito da tela
Pingback: Juíza rejeita embargos e mantém declaração de inelegibilidade de Dino e Jerry - Gilberto Léda