OAB: UFMA tem o dobro do índice de aprovação do CEUMA

Gerou a maior polêmica o post publicado aqui há dois dias dando conta de que o UniCEUMA foi a faculdade maranhense com  o maior número de aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Os dados publicados pelo blog são da própria Seccional Maranhense da OAB e foram duramente criticados por muitos leitores.

_________________________Leia mais

OAB: CEUMA lidera ranking das faculdades que mais aprovam no MA

O principal argumento dos críticos era o de que o UniCEUMA inscreve mais candidatos para as provas, e consequentemente, aprova mais.

É verdade!

O blog teve acesso à lista com os números de inscritos por faculdade, o total de aprovados e o percentual de aprovação. A UFMA dá um verdadeiro baile.

Enquanto o UniCEUMA teve 920 inscritos, a Federal, apenas 119. O resultado disso é que quando se compara o índice de aprovação, a UFMA vai para o primeiro lugar, com 47,79%, contra 20,81% da particular.

O desempenho do UniCEUMA no Exame de Ordem é tão baixo que, de primeiro lugar em número de aprovados, a faculdade cai para apenas a sexta colocada quando o critério é o índice de aprovação.

Veja abaixo a tabela completa do Exame.

14 pensou em “OAB: UFMA tem o dobro do índice de aprovação do CEUMA

  1. Sabendo da seriedade desse blog, não tinha dúvidas que a informação do post anterior seria complementada, revelando os melhores índices de aprovação, que são o da UFMA e o da UNDB. Afinal, quantidade não é sinônimo de qualidade…

  2. A faculdade particular que mais aprovou na OAB foi a UNDB!!! Parabéns a todos nós alunos, pois fomos os responsáveis pela concessão do selo de qualidade da OAB a referida instituição.

  3. Caro Gilberto, fez-se justiça.
    Não pense vc, que quando critico seus posts, seja com a intensão de ofendê-lo, longe de mim de querer ser o dono da razão, mas são sincera.

    • Por isso mesmo defendi vc em comentário de outro leitor… disse que, apesar das nossas divergências, vc é um homem bom… (ou uma mulher, sei lá)

  4. Caro Gilberto, os números são implacáveis conosco, jornalistas. Desde o primeiro post achei estranha a divulgação dos dados puros e simples. Infelizmente, os números se transformam em armadilhas em determinados casos. Esse foi um destes casos. Não que o primeiro post estava errado. Muito pelo contrário. Mas em educação nem sempre quantidade é qualidade. É como os dados de segurança divulgados na semana passada, que foram uma bela “pegadinha” pra toda a imprensa em geral, tanto em São Luis, quando a nacional.

    • Não houve pegadinha, ou armadilha, Wilson. Desde o início sabia que o número de inscritos para o exame pelo CEUMA é infinitamente maior que o da UFMA. Escrevi o primeiro post consciente da repercussão e da polêmica que ia gerar… queria abrir o debate novamente…. abs

  5. Não me manifestei no primeiro post pq achei que tava na cara que os números não tinham uma análise mais apurada. Eis a verdade dos fatos. Quem inscreve 900 alunos, alguns deles já bacharéis a alguns anos, tem a obrigação em números brutos de aprovar mais. Já em números relativos a coisa muda. Deixando claro que nada tenho contra ao CEUMA ou a qualquer outra instituição, penso apenas que o acesso a essas instituições nivelam por baixo os seus alunos.

  6. 920 inscrito?que espécie de jornalista que nem informaçãoes corretas coleta?rá….VALEU UNICEUMA….TENHO ORGULHO DE TODOS VOCÊS

    No ranking das faculdades de Direito aprovadas no exame da OAB no Maranhão, o Uniceuma ocupa o primeiro lugar com 42,46% do total de aprovados em todo o Estado, logo em seguida, a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, com 24%, e mais outras 10 faculdades do Maranhão. “A instituição desenvolve um modelo diferenciado de aplicação dos conhecimentos

    • Sim, 920 inscritos… O fato é que o Uniceuma realmente é quem mais aprova, mas é tb quem mais manda alunos para fz as provas… quando se avalia em termos proporcionais, o índice de aprovação da ufma é o dobro do índice da particular… isso é fato, não dá pra negar…

Os comentários estão fechados.