Um dos institutos de pesquisa mais criticado no Maranhão é, sem duvidas, o Ibope.
No 1º turno, dia 5 de outubro mais precisamente, pesquisa deles apontava empate técnico entre João Castelo (PSDB) e Edivaldo Holanda Júnior (PTC). O primeiro com 31%, o segundo, 27% (relembre).
Choveram críticas.
Que só aumentaram com a abertura das urnas: Edivaldo obteve 36,44%, Castelo, 30,60%.
O festival de esculhambação do instituto continuou após a primeira pesquisa do 2º turno, que apontava liderança de dez pontos favorável ao petecista (reveja). O próprio Edivaldo reagiu: “O Ibope dovulgou erro gritante”, disparou (leia).
Mas veio a semana decisiva do 2º turno e uma pesquisa Ibope/TV Mirante na véspera da eleição: Holanda Jr. 56% x 44% João Castelo (veja na imagem acima).
Resultado das uras: Holanda Jr. 56,06 x 43,94% João Castelo.
E o Ibope se redimiu no apagar das luzes.
Ibope viu que ficar mais desmoralizado, resolveu colocar os números reais.
Concordo!
Isso só mostra o quão fraudada era aquela pesquisa tendenciosa da Escutec. Castelo subestimou a inteligência da população, pensou que as pessoas iriam se acomodar com as políticas sociais arcaicas dele e as descaradas obras eleitoreiras, deixou a prefeitura nas mãos de sua filha que acabou com a cidade. Destruiu todas as áreas da administração pública, não conseguiu dar assistência à população em coisas básicas como ensino e saúde. Enfim, O Edivaldo pode decepcionar, mas ludovicenses, tenham a certeza que fizemos a escolha certa. Estávamos diante de um quadro em que um se apresentava como uma nova oportunidade para tirar São Luís do buraco e o outro mostrava abertamente que não sabe administrar nada, que acabou com a cidade e claramente não merecia uma nova oportunidade. Agora é pijama e fralda geriátrica para o tucano. Até nunca mais!
Essa empresa do Machadinho deu Show, até porque a equipe do Edivaldo precisava de informações precisas para monitorar o eleitorado e para nortear a campanha. Os outros institutos de pesquisas erraram por não ter essa visão, não possuíam essa responsabilidade, apenas queriam iludir o eleitorado apedido de candidato A ou B.
Ai deu no que deu, a DataM acertou na mosca tanto no primeiro turno quanto no segundo, com precisão só vista na NASA. Isso mostra que as pesquisas de fato funcionam quando feitas com responsabilidade, ética e cientificidade.
Todo candidato e assessores que trabalham de forma inteligente devem se guiar sistematicamente pelas pesquisas e estas devem estar nas ruas sempre aferindo a massa. A equipe do Edivaldo não ficou parada diante dos ataques Castelistas, mas respondeu e às vezes até se antecipou neutralizando o adversário.
Quando o Edivaldo estava caindo devido ao terrorismo promovido por Castelo, a equipe do Edivaldo percebeu através dos números e orientou o Edivaldo e o pelotão de frente a responderem com vigor e criatividade de maneira a manter a confiabilidade do eleitorado. Mudaram até as camisas vermelhas, falaram de família, disseram que Castelo iria mandar destruir seus comitês e colocar a culpa em Edivaldo, pediram as tropas federais, contrataram perito, etc.
Edivaldo foi um bom “produto” escolhido por Roberto Rocha e referendado por Flavio Dino, e os dois promoveram as articulações até com Bra$ilia. Acredito nesta equipe, pois, os rapazes estão com vontade de ficar. A população deu uma oportunidade de ouro a esta tríade e torço antes de tudo pela população maranhense que lhes confiou à promoção do seu bem-estar. Parabéns a todos! E não se preocupem com Castelo ele esta rico, será deputado federal, mas tem a responsabilidade inicial de não ser preso pela Policia Federal.
Essa empresa do Machadinho deu Show, até porque a equipe do Edivaldo precisava de informações precisas para monitorar o eleitorado e para nortear a campanha. Os outros institutos de pesquisas erraram por não ter essa visão, não possuíam essa responsabilidade, apenas queriam iludir o eleitorado apedido de candidato A ou B.
Ai deu no que deu, a DataM acertou na mosca tanto no primeiro turno quanto no segundo, com precisão só vista na NASA. Isso mostra que as pesquisas de fato funcionam quando feitas com responsabilidade, ética e cientificidade.
Todo candidato e assessores que trabalham de forma inteligente devem se guiar sistematicamente pelas pesquisas e estas devem estar nas ruas sempre aferindo a massa. A equipe do Edivaldo não ficou parada diante dos ataques Castelistas, mas respondeu e às vezes até se antecipou neutralizando o adversário.
Quando o Edivaldo estava caindo devido ao terrorismo promovido por Castelo, a equipe do Edivaldo percebeu através dos números e orientou o Edivaldo e o pelotão de frente a responderem com vigor e criatividade de maneira a manter a confiabilidade do eleitorado. Mudaram até as camisas vermelhas, falaram de família, disseram que Castelo iria mandar destruir seus comitês e colocar a culpa em Edivaldo, pediram as tropas federais, contrataram perito, etc.
Edivaldo foi um bom “produto” escolhido por Roberto Rocha e referendado por Flavio Dino, e os dois promoveram as articulações até com Bra$ilia. Acredito nesta equipe, pois, os rapazes estão com vontade de ficar. A população deu uma oportunidade de ouro a esta tríade e torço antes de tudo pela população maranhense que lhes confiou à promoção do seu bem-estar. Parabéns a todos! E não se preocupem com Castelo ele esta rico, será deputado federal, mas tem a responsabilidade inicial de não ser preso pela Policia Federal.
Quem se credenciou como um instituto certeiro foi a DATA M, essa sim a mais criticada de todos… Só não consigo entender como uma diferença da casa de 5% dada pelo Ibope poucos dias antes das eleições se transformaram em 12%, sobretudo porque a candidatura de Edivaldo, na última semana, sofreu bombardeio de todos os lados… Se merece elogio pela pesquisa final, deixa abalada sua credibilidade quanto às outras.
O instituto que tentou acanalhar com as pesquisas foi o Escutec que é caso de polícia. Pedrinhas neles!
“ACERTAR” OU “ERRAR” DEPENDE DO CONTRATANTE E DE SUAS CONVENIÊNCIAS.
Simples Gilberto quando ele quer ele acerta… Como já está sem credibilidade… Resolveu acertar para tentar tirar a imagem negativa das ultimas eleições em São Luís
Depois da tentativa fracassada do 1º Turno, acharam melhor reconhecer que Edvaldo ganharia e tentar limpar a reputação da empresa.
Tudo estava peprdido mesmo.
a pesquisa IBOPE há alguns anos atrás era sinônimo de referência em pesquisas, hoje não passa de uma instituição que atende interesses de X e Y dependendo do $$$$, quando vê que o bicho tá pegando e que se persistir no erro, sua credibilidade será jogada no lixo, ela divulga o resultado certo.
A DataM, que saiu fortalecida nessas eleições, acertou nos 2 turnos, apesar da atitude descarada de sr Castelo de tentar tirar o crédito da mesma.