Executiva pressiona para que PT fique com suplência de senador no MA

FOTO: JF DIORIO/AE

FOTO: JF DIORIO/AE

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Maranhão está próximo de anunciar que desistiu da indicação do candidato a vice-governador na chapa do senador Edison Lobão Filho (PMDB) para apontar um candidato a primeiro suplente de senador.

A articulação é do PT Nacional, mais precisamente do presidente da legenda, Rui Falcão, e já foi comunicada aos dirigentes e militantes maranhenses, o que provocou reação do ex-secretário de Trabalho, José Antonio Heluy.

Virtual indicado do partido, ele pretendia já ser anunciado como pré-candidato a vice-governador na sexta-feira (16), em ato inclusive com a presença de membro do Diretório Nacional.

Hoje à tarde (13), Heluy reuniu-se com a governadora Roseana Sarney (PMDB), junto com Raimundo Monteiro, presidente estadual, e o professor José Costa – que retornará para a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia -, para discutir o assunto.

A governadora mostrou-se pouco afeita à mudança de planos, mas não tomou nenhuma decisão. Ao fim do encontro, ela recebeu um telefonema do pai, o senador José Sarmey (PMDB-AP), informando que havia acabado de sair de uma audiência com Rui Falcão e que a sugestão do dirigente era mesmo que o PT local indicasse o suplente.

MDA

Enquanto não se decide a situação, os petistas mais sintonizados com Rui Falcão, liderados por Monteiro, trabalham para tentar aprovar a tese de suplência por aqui mesmo, sem necessidade de intervenção.

Para isso, propuseram um acordo com Augusto Lobato, que receberia o controle da gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Maranhão em troca do apoio à tese de suplência.

O que mais tem preocupado José Antônio Heluy é o fato de que ele sabe estar refém da vontade da direção nacional. Segundo resolução aprovada em dezembro do ano passado, qualquer decisão sobre as coligações eleitorais nos estados está subordinada à aprovação da Comissão Executiva Nacional (reveja).

O próprio Monteiro reconheceu isso, semana passada, ao admitir que essa subordinação acabava transformando em “uma possibilidade” troca da vaga de vice (releia).

4 pensou em “Executiva pressiona para que PT fique com suplência de senador no MA

Os comentários estão fechados.