Flávio Dino é “líder de verdade”, diz juiz da ação contra licitação de Oscips

clesioO juiz Clésio Coelho Cunha, que responde pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís – e que tem nas mãos a missão de julgar uma ação popular contra o Governo do Estado no caso da licitação das Oscips que atuarão na gestão da saúde maranhense -, é um admirador confesso do governador Flávio Dino (PCdoB).

Em recente postagem na sua página pessoal no Facebook, o magistrado classificou o comunista de “líder de verdade!”, ao repostar notícia sobre um processo em que Dino pede a taxação sobre grandes fortunas (veja acima).

Na rede social, por sinal, a atuação do juiz é basicamente política. Ele se posiciona sempre a favor da presidente Dilma Rousseff (PT) e contra o PSDB. E mostra simpatia pelo governo Flávio Dino.

clesio2Além da menção à liderança do governador, Clésio Cunha também já compartilhou postagem da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) elogiando a atuação do chefe do Executivo estadual na negociação com trabalhadores que protestavam em frente ao Palácio dos Leões (veja ao lado).

No caso da ação contra o edital de licitação das Oscips, proposta pela deputada Andrea Murad (PMDB), o magistrado ainda não apreciou liminar requerida pela peemedebista. Ele deu 20 dias para que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) – ou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) – se manifeste sobre o caso para, só então, julgar o pedido.

28 pensou em “Flávio Dino é “líder de verdade”, diz juiz da ação contra licitação de Oscips

  1. Qual ação popular meu caro, existe uma ação dos vagabundos acostumados a viver a custa da miséria dos maranhense, a família dos abutres Sarneys, ora bolas.

    • Todo mundo já sabe quem vencerá o viciado certame, não é nem preciso perguntar para a Samantha Paranormal. Isso é coisa de BANDIDOS.

    • O que esse juiz deveria fazer, no mínimo, era entregar a Ação Popular MOHAMAD julgar, né? Esse, o MOHAMAD, deve estar no cocho….

  2. Com essa manifestação “apaixonada” pelo governador, o mínimo que esse juiz deveria fazer é se dar por suspeito para processar e julgar a demanda em referência, pois restou claramente demonstrada a sua impassialidade, tudo sob pena de responsabilidade, como preceitua o CPC.

  3. Leda,

    não adianta tu virar a tua metralhadora pro lado do Dr. Clesio pois ele é um homem honrado e sem manchas em seus 18 anos de magistratura. Ele, como magistrado, não é obrigado a conceder liminar em processo algum, se este processo não tiver os pressupostos do artigo 273 do CPC.

    Se Ricardo Murad quer arrumar briga que arrume com outro. Lembrando que o Dr. Clesio está respondendo pela Vara de Interesses Difusos por decisão da própria Corregedora, Des. Nelma Sarney, que sempre o respeitou no seu ofício.

    Acho muito interessante que você faça proselitismo com a vida privada do magistrado. O página no facebook é dele e ele posta o que bem entender, e até onde sei ele não confunde sua atividade judicante com suas ideologias políticas. Afinal, não é porque ele é magistrado que ele não possa exercer seu direito constitucional de livre manifestação de pensamento.

    Quanto a você, nobre jornalista, já que é servidor do TJMA concursado, porque nunca botou os pés na Corte para trabalhar?? Se ampara nas bengalas das benesses que seus partidários lhe dão né?? Com todo o respeito, mas você não tem respaldo para atacar a honra do magistrado, fazendo insinuações sofre a conduta dele neste processo específico.

    Quando, semanas atrás, no processo sobre o aumento das passagens de ônibus, ele deu decisão no sentido de obrigar a Prefeitura a se manifestar em 48 horas, ele foi elogiado na blogosfera, inclusive aqui neste espaço. Agora o atacam?? O pau que bateu em Chico não pode bater em Francisco??

    Espero que publique o comentário.

    Obrigado!!

    • Não tenho porque não publicar seu comentário.
      Onde vc viu “metralhadora” apontada para alguém? O magistrado mostrou simpatia pelo governador em post público na sua página no Facebook. Não tem nada de vida pessoal aí. E já que ele é mesmo um homem honrado e sem manchas – como eu creio que realmente que seja -, deve imediatamente declarar-se suspeito para julgar causas que envolvam o Estado.
      É o que penso.
      Sobre o TJ: sim, sou concursado e estou à disposição de outro órgão. Trabalho – e muito, amigo – e honro meu salário.

    • Até dezembro do ano passado, o juiz federal Flávio ( não o daqui) que conduzia o processo contra Eike Batista era tido como um dos juizes mais HONRADOS do Brasil.

  4. Léda, não há problema em dirigir elogios ao governador, mesmo sendo o juiz de um caso desses.
    Primeiro porque o governador não é réu do processo, e sim um ato do governo.
    Segundo porque não há qualquer demonstração de “amizade íntima” capaz de afastar a imparcialidade do julgador.
    Terceiro, o governador é uma figura pública, e o juiz também é um cidadão eleitor, que tem o direito de se expressar, seja pela simpatia, seja pela antipatia do governador.
    O que passa disso, ou é burrice, ou má-fé.

    • no meu caso, nem uma, nem outra. mas me causa estranheza que um magistrado se posicione politicamente o tempo inteiro. e não falo apenas do governador – na vdd, há poucas menções a ele. Mas no que tange ao governo federal, as manifestações são recorrentes.

      • Normal. Direito de Opinião. Isso não quer dizer necessariamente antecipação de decisão.

  5. Gilberto,
    Tua postagem foi quase perfeita. Feriu-me em nada, mas merece um pequeno retoque.
    Aquela história do Flavio grande líder, ouvi do “Negão” guardador de carro de frente ao TJ e ao Palácio dos Leões. Deixei meu carro com ele e ao pegar de volta ele disse-me “Dr. Crézio, o Frávio é um grande líder, semana passada recebeu um monte de índios no palácio e hoje ficou no meio dos sem-terra”. Mais tarde quando li a repercussão desse fato no Facebook, cravei: “Grande Líder”, inspirado na ideia do guardador de carros.
    Admiro a trajetória pessoal do Governador, e acho que ele exerce uma liderança muito forte no Maranhão, mas há mais de 20 anos que não falo com Flávio Dino, portanto não estou inserido no grupo de amigos dele, quanto mais de “amigos íntimos” a revelar a necessidade de declarar-me impedido ou suspeito nos processos que envolvam o Estado do Maranhão, ou que envolvam ele mesmo.
    Por outro lado, basta consultar o DJE-Diário Justiça Eletrônica, que tu verás que nos meses de janeiro e fevereiro proferi inúmeras decisões contra o Estado do Maranhão, do Governador Dino, e na Vara de Interesses Difusos já proferi tantas outras contra. Portanto, nada a favor do Estado ou contra o Estado, entendeu?
    Tu acertastes na mosca: sou fã incondicional da história de vida e da Sra. Dilma Rousseff, e tenho profunda admiração por ela. Tenho meus motivos para ser assim, e respeito os que a detestam. Democracia é assim, respeita-se a diversidade ideológica. Só detesto os hipócritas, os golpistas, os metidos a machão, os racistas, os misóginos, os homofóbicos, os vendilhões do templo de cristo, os reacionários de direita e aqueles que enxergam as pessoas de cima pra baixo. Sou contra principalmente a indignação seletiva de parcela forte da mídia e da elite brasileira, que esconde a sujeira de um partido conservador e potencializa a sujeira dos outros. Justiça só é boa quando é para todos. Nada tenho contra o PSDB.
    Sou totalmente favorável à manifestação de pensamento, e respeito muito esse teu direito. Bem como sou favorável à taxação das grandes fortunas, assim como o Governador também é.
    Cordialmente,
    CLESIO COELHO CUNHA

  6. Pingback: Blog do Jorge Aragão | TCE também questiona edital de contratação de Oscips

  7. Pingback: Justiça diz que aumento de passagens de ônibus em São Luís é legal | Gilberto Léda

  8. Eu imagino que o magistrado deve se manifestar nos autos , entretanto, posso também imaginar também que não seja do Meritíssimo avaliação exarada, pois, como ele mesmo bem sabe, O CNJ, a corregedoria não dispensam atenção nenhuma a holofotes, vaidades, bem como exibições públicas.

  9. Tbm conheço Dr. Clesio e sua conduta ilibada, o que de modo algum retira sua liberdade de expressão pessoal, direito de qualquer cidadão. Além do mais, eventual alegação de impedimento/suspeição pode ser alegada pela parte, caso sintas e prejudicada, cabendo ao judiciário a respectiva decisão.

  10. Eu imagino que o magistrado deve se manifestar nos autos , entretanto, posso também imaginar também que não seja do Meritíssimo avaliação exarada, pois, como ele mesmo bem sabe, O CNJ, a corregedoria não dispensam atenção nenhuma a holofotes, vaidades, bem como exibições públicas. Não fiz nenhum comentário a respeito, ok…

  11. Pingback: “Admiro a trajetória pessoal do governador”, reforça juiz Clésio Cunha em comentário no blog | Gilberto Léda

  12. Pingback: CCL abre propostas de Oscips da Saúde | Gilberto Léda

  13. Pingback: Juiz que chamou Dino de “líder de verdade” exclui perfil no Facebook | Gilberto Léda

  14. Pingback: “Admiro a trajetória pessoal do governador”, reforça juiz Clésio Cunha | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.