O deputado estadual Adriano Sarney (PV), em discurso na tribuna da Assembleia, nesta quarta-feira (17), contestou o governador Flávio Dino (PCdoB), que, segundo ele, tentou justificar erros na política de gestão de pessoal, durante reunião com lideranças sindicais dos servidores públicos, terça-feira (16), no Palácio dos Leões, que reivindicam reposição de perdas salariais e direitos constitucionais (saiba mais).
“O governador Flávio Dino, em seu primeiro ano de governo, fez uma lambança na gestão de pessoal, apesar de ter aumento na receita corrente líquida, inchou a folha de comissionados, demitiu terceirizados e onerou outros setores para além do planejado”, ressaltou Adriano.
De acordo com o deputado, o governador recebeu o Estado com uma folha de pessoal equilibrada, na faixa de 38% da receita corrente líquida, plenamente abaixo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, ou seja, com margem orçamentária para realizar uma boa gestão política. Atualmente, o Governo atingiu a faixa de 44%, isto é, chegou ao limite de alerta.
Ainda segundo Adriano, a desculpa da crise nacional não vai servir para justificar a gestão equivocada do Governo.
“Aumentar impostos não resolve, o que pode resolver o problema é investimento público que o governador cortou em mais de R$ 1 bilhão em 2015, principalmente dos recursos do BNDES, e outras ações anticíclicas”, declarou Adriano Sarney.
Andrea Murad
A deputada Andrea Murad (PMDB) também criticou as declarações do governador Flávio Dino sobre o orçamento do Estado e aumento dos impostos durante reunião com o funcionalismo público.
Para a parlamentar, a política desenvolvida pelo governo do comunista está prejudicando principalmente trabalhadores e pequenas empresas.
“Ele pra enganar os funcionários reconheceu que aumentou impostos penalizando a classe produtora num momento que o brasil vive a sua pior crise. Medida que provocou demissões, diminuição da atividade econômica e dificuldades para os empresários, muitos fechando suas empresas. Tudo isso mostra a sua invalidade e falta de conhecimento para governar. Perseguindo os pequeninos, aqueles que têm suas motos como único meio de transporte e trabalho cobrando IPVA de cinco anos assim como os pequenos criadores que estão sendo notificados para pagar ICMS sem direito a defesa por venda de uma, duas ou três cabeças de gado que matam para manter suas famílias. Até os sacoleiros, os ambulantes, estão sendo perseguidos sem dó nem piedade. É essa praga, chamada Flávio Dino, que está acabando a economia e fazendo a infelicidade do povo maranhense. Flávio Dino se transformou numa peste que contamina e mata todos aqueles que sofrem com o seu contágio”, disse a deputada.
Parabéns ao deputado Adriano Sarney pela atuação e defesa dos que sofrem pelas iniquidades perpetradas pelo governo Flávio Dino. Pois é inadmissível a difícil situação a que os servidores públicos estão vivenciando neste governo.
Um parlamento com 42 deputados e apenas 2 defendem os servidores públicos mostra o desprezo da maioria pelos trabalhadores. Deputado Wellington o senhor sabe que a prefeitura de São Luis tem servidores? Deputado Bira não fique calado, pois na administração passada constantemente ia a tribuna defender a classe dos trabalhadores. Deputado Cabo Campos esqueceu muito cedo aqueles que o colocaram no parlamento. Com certeza calados vão continuar. Tristeza
Não lembro dessa cobrança toda dos ilustres deputados Adriano Murad e Andrea Sarney (não importa o sobrenome afinal são da mesma laia) ao governo anterior…É cada uma…..
Eles já eram deputados quando do governo anterior?
Deu pra entender, mas td bem.
Retificando…..dessa cobrança toda dos ilustres políticos da família Murad e Sarney ao governo anterior….
O Deputado Adriano está apenas fazendo seu papel como parlamentar! Olhei a resposta do Marcio Jerry no Twitter e é vergonhoso ver que um Secretário de Estado perdeu a oportunidade de rebater de forma nobre e inteligente, mostrando os dados reais do Estado. Ao invés disso prefere ofender o Deputado e sua família. Perdeu uma ótima oportunidade de engrandecer o embate… Ponto para o Deputado!!!