NOTINHAS DA TARDE

Duarte no PR?

Pode estar se confirmando uma especulação que circula nos bastidores há semanas: a saída do deputado estadual Duarte Júnior do PCdoB e sua filiação ao PL, antgo PR. Nesta sexta-feira (7), o presidente estadual da sigla, deputado Josimar de Maranhãozinho, postou foto de um encontro com o (ainda) comunista, ocorrido ontem (6), na Assembleia. “Falamos de projeções políticas para Maranhão”, relatou.

Falando nisso…
Por falar em Duarte Júnior (PCdoB), o procurador regional eleitoral no Maranhão, Pedro Henrique Castelo Branco, não gostou nada do adiamento de uma  audiência que ocorreria na semana no bojo do processo de cassação do mandato do parlamentar. A agenda foi postergada a pedido do comunista, que alegou a necessidade de perícia em imagens. Recurso “meramente protelatório”, segundo Castelo Branco (baixe aqui o parecer).

Tudo legal
O SET reagiu à notícia de que uma lei municipal proíbe extinção da função de cobrador em São Luís. Segundo o sindicato dos empresários a matéria é de esfera trabalhista e cumpre a Convenção Coletiva de Trabalho e a CLT, não sendo regulamentada por leis municipais. “Toda e qualquer tentativa de desviar a discussão para uma esfera municipal ou estadual pode ser interpretada como inconstitucional, pois nossa própria Constituição da República de 1988 assegura que é de competência privativa da União legislar sobre assunto de direito trabalhista (art. 22, inciso I)”, diz o presidente do SET, Gilson Neto.

Fujão
Mesmo intimado via AR, pelos Correios, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), deixou de comparecer a uma oitiva marcada para hoje (7) pela juíza eleitoral marcela Lobo, da 4ª zona local. Ele foi arrolado como testemunha pela coligação da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) no processo por abuso de poder contra o governador Flávio Dino (PCdoB).

Apoio comprado?
Gentil era roseanista até junho do ano passado, mas “virou folha”, coincidentemente, após repasses para a Saúde da cidade, e anúncio de obras. O caso acabou virando alvo de investigação da Procuradoria Eleitoral.

Licitação I
Pode estourar a qualquer momento um escândalo envolvendo a licitação para contratação de socorro médico por uma forte secretaria estadual. Vale aguardar.

Licitação II
Outro caso estranho ocorre na Sinfra. Alguns empresários juram já saber resultados de licitação antes mesmo da sua realização.

Repercussão
Provocou um rebuliço danado no grupo de deputados estaduais no WhatsApp a notícia de que, em vez de convocar o titular da Sinfra, Calyton Noleto (PCdoB), o presidente da Comissão de Obras da Assembleia, deputado Felipe dos Pneus (PRTB), é que fora convocado pelo comunista para ouvi-lo na própria secretaria. Ninguém gostou da postura do colega.