Aprovada MP para contratação de profissionais do Mais Médicos no MA

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou na manhã de hoje (25) Medida Provisória que autorizou o Governo do Estado a contratar 106 médicos selecionados para o programa “Mais Médicos para o Brasil”.

Pelo texto da MP nº 312/2020, os contratados devem atuar na linha de frente do combate ao novo coronavírus e, além da bolsa federal, receberão auxílio moradia de até R$ 2 mil para atuar em hospitais maranhenses. A medida já estava em vigor mas necessitava de aprovação parlamentar.

A contratação de mais profissionais médicos tem sido uma das frentes de ação da gestão estadual para garantir maior capacidade de atendimento da rede estadual durante a pandemia da Covid-19. No processo de busca de mão-de-obra, contudo, o Executivo tem experimentado alguns revezes.

No final do mês de abril, por exemplo, o juiz federal José Valterson de Lima, da 13ª Vara Federal Cível da Justiça Federal no Maranhão, indeferiu ainda um pedido de liminar protocolado pelo governo para que médicos formados no exterior, mas ainda sem revalidação de diploma, obtivessem registro profissional local (reveja).

Após essa derrota, a gestão comunista decidiu criar um “Revalida a Jato”, processo pelo qual médicos formados no exterior podem validar seus diplomas apenas apresentando documentos à Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A medida encontrou forte oposição da classe médica e dos estudantes de medicina do Maranhão.


2 pensou em “Aprovada MP para contratação de profissionais do Mais Médicos no MA

  1. Maranhão prescisa de Médicos.
    Muitas Cidades e Interiores sem atendimentos Médicos, 75% dos Médicos só estão Carimbando os papéis e deixando os Hospitais e Postos de Saúde por conta dos Enfermeiros, no Maranhão Não tem Médicos e com esse Coronavirus aí que sumiram os Médicos, quem fica prejudicados é as Pessoas Humildes dos Interiores, os Médicos só querem ganhar muito dinheiro e ficar em São Luís e nas grandes Cidades.

    • Seria muito bom contratar pelo Mais Médicos aqueles que ja foram contratados pelo estado e que ja tem um mes trabalhando na linea de frente com muita dedicação, responsabilidade e vocação. Para depois da pandemia continuem trabalhando por tres anos más, pois todos eles trabalharam ja no Mais Médicos e tem o reconhecimento do povo e as autoridades, até porque merecem pelo que estam fazendo atualmente. Só seria ativar seu RMS pelo Ministério da Saúde.
      Favorecerá muito a população mas carente e necesitada do nosso Maranhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *