Covid-19: São Luís tem segunda semana seguida com alta de novos casos

O médico epidemiologista Antônio Augusto Moura Silva, professor doutor titular do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e professor de Epidemiologia do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufma, realizou na noite de ontem (9) mais uma live em seu perfil no Instagram para tratar da reaceleração da transmissão do novo coronavírus na Ilha de São Luís.

Segundo ele, pela segunda semana seguida houve aumento do número de novos casos registrados na Região Metropolitana da capital – após quatro semanas de queda.

O “repique” coincide com a maior flexibilização das medidas de isolamento sociail.

Outro dado preocupante refere-se à taxa de transmissão (Rt): na Ilha esse índice esteve abaixo de 1 por cinco semanas consecutivas, o que significa que seria necessária mais de uma pessoa com o vírus para transmitir a alguém saudável. De acordo com o epidemiologista da Ufma, o Rt da capital voltou a passar de 1.

Os novos dados confirmam alerta anterior do médico, de que o Maranhão pode estar entrando numa segunda onda de contaminação pela Covid-19 (reveja).

2 mil

Dados do boletim epidemiológico emitido ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam que houve o registro de 2.384 novos casos da Covid-19 em todos o Maranhão nas últimas 24h. Destes, 2.275 ocorreram no interior do estado.

Veja aqui o boletim completo.

4 pensou em “Covid-19: São Luís tem segunda semana seguida com alta de novos casos

  1. Pingback: Covid-19: Dino admite alerta, mas vai manter flexibilização - Gilberto Léda

  2. Pingback: Após alerta, São Luís tem estabilização de novos casos da Covid-19 - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.