Covid-19: MPF apura compra de respiradores pelo Governo do Maranhão

O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão apura possíveis irregularidades no uso de verba enviada pelo governo Jair Bolsonaro à gestão do governador Flávio Dino (PCdoB) para a aquisição de respiradores a serem instalados em leitos destinados a pacientes de Covid-19.

A informação foi confirmada pelo procurador-chefe da Procuradoria da República no Maranhão, José Raimundo Leite Filho, aos deputados deputados estaduais Adriano Sarney (PV), César Pires (PV) e Wellington do Curso (PSDB), que solicitaram informações de forma oficial.

Segundo o representante do MPF, o procedimento está sob a responsabilidade do procurador Marcílio Nunes Medeiros, do 7º Ofício da Procuradoria da República no Maranhão, de combate ao crime e à improbidade. A apuração ocorre em grau de sigilo.

As duas compras via Consórcio Nordeste – todas malfadadas – devem fazer parte da investigação.

Além do MPF, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) também apura a aquisição dos respiradores pelo governo Dino.

Segundo revelou o Blog do Gilberto Léda, o Governo do Maranhão efetuou duas compras por meio do consórcio de governadores do Nordeste, mas não recebeu os respiradores em nenhuma delas.

Na primeira, o Estado pagou R$ 4,9 milhões por 30 respiradores que nunca chegaram Esse dinheiro nunca foi devolvido (reveja). Na segunda, o governo pagou R$ 4,3 milhões, também não recebeu os respiradores – seriam 40 -, mas diz que foi ressarcido dos valores pelo consórcio (relembre).

Apesar dos calotes, o governador Flávio Dino (PCdoB) garante que não houve irregularidades nos procedimentos (saiba mais).

Um comentário em “Covid-19: MPF apura compra de respiradores pelo Governo do Maranhão

Os comentários estão fechados.