Foi bem mais morno do que se imaginava o aguardado debate da TV Band, realizado na noite de ontem (2) entre os candidatos a prefeito de São Luís.
Em meio ao engessamento do modelo do programa, destaque para Yglésio Moyses, candidato do Pros, e Franklin Douglas, do PSOL.
O primeiro mostrou conhecimento técnico de alto nível na área que domina: a saúde. Mas também “passeou” bem por temas como gestão pública e educação.
Bem articulado, Douglas, por outro lado, mostrou-se um crítico de praticamente todos os candidatos com quem manteve confronto.
Se houvesse um pódio, Jeisael Marx (Rede) o completaria.
Espirituoso e bem articulado, mostrou-se também interessado em embates mais duros – e até convidou um adversário, o candidato Yglésio, para compor sua equipe (reveja).
Entre os demais candidatos, nada de muito relevante a se destacar.
Os três líderes das pesquisas, Eduardo Braide (Podemos), Duarte Júnior (PCdoB) eNeto Evangelista (DEM) adotaram um tom quase blasé. Pareciam mais preocupados em não errar.
A decepção foi Bira do Pindaré (PSB). Esperava-se muito mais dele. A impressão que ficou foi a de que Frankling Douglas ocupou seu espeaço.
Conclusão: o debate da Band ainda não teve o potencial de modificar nada no cenário da disputa na capital. Tanto pelo formato – com 11 candidatos enfrentando-se dois a dois em blocos intermináveis -, quanto pelo horário (difícil imaginar que o eleitor médio, após longo dia de trabalho e tendo que acordar cedo no dia seguinte, tenha assistido a todo o progrma)
Uma retórica de quatro anos atrás. Nada mudou.
O candidato mais qualificado é o Neto Evangelista, só não voto nele por ser apoiado pelo PDT do Verme, estrume Weverton Rocha.
Pingback: NOTINHAS DA TARDE - Gilberto Léda