Com Flávio Costa, TJ conclui formação de lista tríplice do Quinto Constitucional

O Tribunal de Justiça do Maranhão concluiu, na manhã desta quarta-feira, 10, a formação da lista tríplice do Quinto Constitucional para a indicação de um novo desembargador para a corte oriundo da OAB-MA.

Foram necessárias duas votações.

Na primeira delas, apenas o advogado Flávio Costa obteve votação necessária para ser indicado: foram 20 votos.

Os outros dois melhores colocados, Gabriel Ahid Costa e Lorena Saboya, obtiveram apenas 13 votos – o mínimo seriam 14.

Por isso, uma segunda rodada foi realizada. Nesse caso, Gabriel Costa obteve 19 votos, e Lorena, 18.

Os nomes, agora, serão submetidos à apreciação do governador Carlos Brandão (MDB), a quem caberá escolher o novo desembargador.

Eduardo Andrade toma posse na Câmara Municipal de São Luís

Foto: Filipe Dantas/CMSL

Tomou posse na manhã de terça-feira (9), como vereador de São Luís, Eduardo Andrade (PL), que assume o exercício do mandato no lugar de Flávia Berthier (PL), que deve permanecer afastada no mínimo por 120 dias, de licença para tratar de assuntos de interesse particular. Sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Victor (PSB), que conduziu a solenidade, auxiliado pela vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), como primeira-secretária.

“Parabenizo o vereador Eduardo Andrade por assumir cadeira nesta casa centenária, Casa do Povo. É sempre gratificante dar posse a um jovem atuante, inclinado à política pública, que Deus abençoe o seu tempo aqui”, declarou o presidente da Câmara, vereador Paulo Victor.

Já empossado, Eduardo Andrade utilizou a tribuna pela primeira vez para falar sobre o trabalho que ainda precisa ser feito e se comprometeu a manter uma postura atuante, de serviço pela população de mais de um milhão de habitantes que agora representa.

“É um momento de emoção por tudo que a gente faz e mais por considerar que ainda estamos longe de conseguir o mínimo para o nosso povo. Essa luta carrego incansavelmente até o último dia da minha vida, em prol do povo, da sociedade, da justiça, do amor a Deus e, principalmente, da dignidade para aqueles que mais precisam”, assinalou.

Flávio Costa é o mais votado em lista tríplice do Quinto Constitucional

O advogado Flávio Costa foi o líder na votação iniciada nesta quarta-feira, 10, para a formação da lista tríplice do Quinto Constitucional da advocacia no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Dos 26 votos possíveis, ele obteve 20.

Como os outros dois mais votados, Gabriel Ahid Costa e Lorana Saboya, não obtiveram votação mínima exigida para entrar na lista, uma segunda votação ainda será realizada para a definição das demais vagas.

Apenas após isso os nomes serão enviados para análise do governador Carlos Brandão (MDB), que é quem escolhe o novo desembargador oriundo da OAB-MA.

PF faz operação contra esquema de corrupção eleitoral no Maranhão

Nesta quarta-feira (10/6), a Polícia Federal deflagrou a Operação Fundo Oculto, com o objetivo de desarticular duas organizações criminosas responsáveis por desvio de recursos públicos e pelo financiamento ilícito de campanhas eleitorais nas eleições municipais de 2024, no estado do Maranhão.

As investigações identificaram um esquema que utilizava empresas detentoras de contratos com prefeituras maranhenses para canalizar recursos públicos que, logo após o crédito nas contas empresariais, eram convertidos em espécie. Os dois grupos operavam com o auxílio de um funcionário de um banco em São Luís.

Entre os nomes citados nas investigações estão os dos prefeitos Edésio Cavalcanti (Republicanos), de Turiaçu; Neto Carvalho (PDT), de Araioses; Marcio Viana (PSB), de Godofredo Viana; Nonato Carvalho (PDT), de Magalhães de Almeida; e Ivaldo Ribeiro (Avante), de Miranda do Norte.

Edésio, por sinal, foi alcançado na terça-feira, 9, por uma decisão da Justiça Eleitoral que lhe cassou o mandato justamente por supostas irregularidades cometidas nas eleições de 2024.

A apuração revelou que o fluxo financeiro atingiu picos nas semanas imediatamente anteriores ao pleito, com movimentações atípicas que totalizaram quase R$ 10 milhões. Apenas em um dos núcleos investigados, os valores movimentados para repasses ilícitos somaram, aproximadamente, R$ 2 milhões.

As evidências indicam que os recursos eram sacados das contas das empresas e depositados em contas de laranjas. Também foram identificadas planilhas informais de “caixa dois” e arquivos que tratavam explicitamente da logística de entrega de valores e do monitoramento da presença policial nas imediações do banco.

Até o momento, foram identificados 15 candidatos beneficiados diretamente pelo esquema ou destinatários de tratativas de repasses ilícitos. Os repasses eram pulverizados entre servidores.

Por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, além do afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, do afastamento de um funcionário público e do sequestro de bens no valor de R$ 4 milhões. As medidas visam identificar a extensão do esquema criminoso, recuperar ativos desviados e interromper a continuidade das práticas ilícitas.

Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, de lavagem de dinheiro, de organização criminosa, de corrupção ativa e passiva, de desvio de recursos públicos, bem como outros crimes contra a Administração Pública.

Quaest: Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro no 2º turno

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (10) pela Quaest mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da disputa pela Presidência da República em 2026. Segundo a pesquisa, Lula aparece com 39% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) ocupa a segunda colocação, com 29%.

O resultado representa a primeira sondagem da Quaest divulgada após a revelação dos diálogos entre Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro, que foi preso sob acusações de lavagem de dinheiro e fraudes financeiras. Apesar disso, o senador segue como o adversário que mais se aproxima do atual presidente nos cenários testados pelo instituto.

Na simulação de segundo turno, Lula também aparece à frente. O petista registra 44% das intenções de voto, contra 38% de Flávio Bolsonaro. O levantamento indica ainda que o presidente venceria outros possíveis adversários em uma disputa direta.

Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula teria 45% das intenções de voto, enquanto Zema alcançaria 35%. O mesmo percentual foi registrado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), em eventual confronto contra o presidente, que também apareceria com 45%.

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos. O instituto ouviu 2.004 eleitores entre os dias 5 e 8 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-07661/2026.

Dr. Joel topa debate com Tiago Fernandes e apresenta dados da gestão de Saúde de São Luís

O debate sobre a gestão da saúde pública em São Luís ganhou um novo capítulo com a resposta do ex-secretário municipal de Saúde, Dr. Joel Nunes, às declarações de Tiago Fernandes.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Nunes aceitou o convite para a discussão, mas rebateu as críticas apresentando dados sobre o crescimento da cobertura municipal e apontando o que considera a verdadeira causa da superlotação dos hospitais de urgência: a baixa resolutividade da rede estadual no interior.

Em contraposição à tese de que a capital maranhense vive um “apagão” na medicina preventiva, o ex-secretário municipal destacou que São Luís passou por uma reestruturação significativa nos últimos anos. De acordo com os dados apresentados por Joel Nunes, a gestão municipal promoveu uma expansão na base assistencial.

A Atenção Primária da capital, diz ele, era de 36% em 2021, e foi ampliada para 60%.

Além disso, o número de equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) teria subido de 122 para 170, por exemplo.

Com esses indicadores, Dr. Joel Nunes argumenta que o gargalo do atendimento de urgência não decorre de uma suposta omissão da prefeitura na atenção básica, mas sim de fatores externos.

Para o ex-gestor da capital, o foco central do problema está na incapacidade dos hospitais regionais — gerenciados pelo Estado — de resolverem as demandas de média e alta complexidade em suas próprias localidades. Sem estrutura adequada no interior, os pacientes acabam sendo transferidos em massa para São Luís.

“O verdadeiro desafio está na falta de resolutividade dos hospitais regionais, que acabam encaminhando pacientes para a capital. O resultado é a procissão diária de ambulâncias chegando aos nossos socorrões”, afirmou Nunes.

São José de Ribamar avança com obras estruturantes, amplia ações ambientais e reforça limpeza urbana

A Prefeitura de São José de Ribamar segue ampliando os investimentos em infraestrutura urbana, educação, saúde, turismo e meio ambiente. Durante entrevista concedida ao programa Diário Mais, da Rádio Mais FM, os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), Roberto Mouchrek, e de Meio Ambiente (SEMMAM), Carlos Eugênio, apresentaram um balanço das principais ações em andamento no município e anunciaram novos projetos que serão executados nos próximos meses.

Na área da infraestrutura, Roberto Mouchrek destacou que a gestão do prefeito Dr. Julinho mantém diversas frentes de trabalho simultaneamente. Entre as obras em execução estão a construção de oito creches em bairros como Juçatuba, Bom Jardim, Pindaí, Vila Alcione, Diomedes, Vila Roseana e Village dos Pássaros, além da retomada das obras da creche e da escola do Parque Araçagy e da Escola Ruth Matos, que passarão por novo processo licitatório após o distrato com a empresa responsável.

O secretário também ressaltou a construção e ampliação de unidades educacionais, como a nova escola da Nova Aurora, no Cohabiano, que deverá ser inaugurada ainda no próximo mês, e diversas reformas estruturais em mais de 30 escolas da rede municipal.

“Estamos trabalhando em várias frentes para garantir mais qualidade na educação, na infraestrutura urbana e nos serviços públicos. São obras que transformam a vida das pessoas e atendem demandas históricas da população”, afirmou Mouchrek.

Outro destaque é a revitalização de importantes espaços públicos e turísticos da cidade. Entre eles estão a Praça da Campina, o Deck da Campina, o Viva Panaquatira e a futura rampa de acesso à praia de Panaquatira, que contará com quiosques, banheiros e estrutura adequada para moradores e turistas.

Na área da saúde, a Prefeitura também iniciará a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Jardim Turu e de uma Areninha Esportiva no bairro Nova Terra, ambas com recursos federais.

Pavimentação e mobilidade urbana

Roberto Mouchrek destacou ainda os avanços na pavimentação de ruas e avenidas em diferentes regiões do município. Entre as ações estão a pavimentação da Vila São José, a conclusão da Rua 1 do Parque das Palmeiras e a recuperação da Estrada da Vitória, cuja obra foi iniciada nesta semana.

Segundo o secretário, a intervenção integra um conjunto de investimentos que inclui a requalificação da Avenida General Arthur Carvalho e a entrega da Avenida Nossa Senhora da Vitória, importante via de ligação entre São José de Ribamar, São Luís e Paço do Lumiar.

“A Estrada da Vitória está recebendo o mesmo padrão de qualidade aplicado na Arthur Carvalho. É uma obra aguardada há muitos anos pela população e que agora está se tornando realidade”, afirmou.

Além disso, o município retomou as obras do Centro Cultural e Artístico de São José de Ribamar e iniciou a reforma da tradicional Praça do Cruzeiro, no centro da cidade.

Educação ambiental e fortalecimento da coleta de resíduos

Na área ambiental, o secretário Carlos Eugênio destacou que a SEMMAM tem intensificado as ações de fiscalização, monitoramento, licenciamento e, principalmente, educação ambiental.

Segundo ele, a conscientização da população é fundamental para reduzir o descarte irregular de resíduos e melhorar a eficiência da coleta urbana.

“O município faz sua parte, mas a população também precisa colaborar. O desafio não é apenas recolher os resíduos, mas mudar hábitos e promover uma cultura de responsabilidade ambiental”, explicou.

Entre os projetos anunciados está a implantação do primeiro Centro de Triagem de Resíduos de São José de Ribamar, que será construído em frente ao IFMA do município. O espaço contará com galpão de triagem, ecoponto e estrutura para a atuação da associação de catadores, promovendo geração de emprego e renda.

Também está prevista a instalação de um novo ecoponto e de uma praça agroecológica no bairro Nova Terra, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Agência Executiva Metropolitana (AGEM).

Limpeza urbana e monitoramento da coleta

Durante a entrevista, Carlos Eugênio destacou que São José de Ribamar gera atualmente cerca de 200 toneladas de resíduos por dia, totalizando aproximadamente 6 mil toneladas mensais.

Para garantir a eficiência da coleta, a Prefeitura realiza monitoramento em tempo real das rotas dos caminhões e atua rapidamente em casos de falhas operacionais.

O secretário também explicou que fatores externos, como congestionamentos na BR-135 e limitações na Ponte Marcelino Machado (Estreito dos Mosquitos), podem impactar temporariamente o transporte dos resíduos até a Central de Gerenciamento Ambiental Titara, em Rosário, responsável pela destinação final do lixo de dezenas de municípios maranhenses.

Mesmo diante dos desafios, Carlos Eugênio afirmou que o município estuda ampliar a frequência da coleta em algumas regiões devido ao crescimento populacional e ao aumento da produção de resíduos.

Fiscalização contra descarte irregular

A Prefeitura também reforçou a fiscalização ambiental para combater o descarte irregular de entulho e resíduos em vias públicas.

Carlos Eugênio revelou que recentemente uma empresa foi identificada após realizar descarte irregular no bairro Nova Terra e firmou acordo para realizar a limpeza da área afetada.

“São José de Ribamar não é terra sem lei. Estamos monitorando e responsabilizando quem descarta resíduos de forma irregular. Nosso compromisso é manter a cidade limpa e organizada”, destacou.

A população pode solicitar informações ou comunicar problemas relacionados à coleta de resíduos por meio da Central de Atendimento da Ciano Soluções Ambientais pelo telefone 0800 098 1676.

Com investimentos em infraestrutura, educação, turismo, saúde e sustentabilidade, a gestão municipal segue executando um amplo conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população ribamarense.

Júnior Viana recebe título de cidadão de Cedral

Em uma cerimônia marcada pelo reconhecimento, na manhã desta terça-feira (9), em Cedral-MA, o pré-candidato a deputado estadual Júnior Viana recebeu o título de cidadão cedralense, honraria concedida pela Câmara Municipal de Cedral, após uma indicação da vereadora Luzinete Pereira (União). A homenagem contou, também, com o apoio do prefeito Danilo Moraes que destacou a relevância da trajetória e da contribuição de Júnior Viana para o desenvolvimento da cidade.

Durante a cerimônia, vereadores citaram o compromisso de Júnior Viana com o desenvolvimento regional, ressaltando sua proximidade com a população de Cedral e sua atuação em pautas voltadas ao crescimento social da região.

O prefeito Danilo Moraes enfatizou a importância do reconhecimento. Segundo ele, a concessão do título simboliza a gratidão do povo cedralense por quem contribui para o fortalecimento do município e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Júnior Viana agradeceu a homenagem e afirmou receber o título com orgulho e senso de responsabilidade. “Eu sempre tive o compromisso de trabalhar por Cedral. Mas, agora, esse compromisso vai dobrar. Vai dobrar porque eu me sinto orgulhoso. Sinto o sangue de um cedralense, aqui, junto com vocês”, afirmou Viana. Ele ainda destacou o carinho que sempre recebeu dos moradores de Cedral e se disse ainda mais emocionado por estar recebendo esse título, o primeiro em sua vida pública, no aniversário de 62 anos da cidade.

A entrega do título de cidadão cedralense consolida uma relação construída ao longo dos anos por meio do diálogo, da parceria e da busca por melhorias para a população. O pré-candidato a deputado federal, Vinícius Ferro, também foi agraciado com a honraria.

O evento passa a integrar a história política e social de Cedral, reafirmando a importância da união entre lideranças comprometidas com o desenvolvimento da região.

Duarte descarta ser vice de Orleans: ‘Não para barganhar’

Em entrevista ao UQ! Podcast, conduzido pelo jornalista Jeisael Marx, o deputado federal Duarte Jr. abriu o jogo sobre os rumos de sua pré-candidatura ao Senado Federal e o atual cenário político maranhense.

O parlamentar minimizou a ausência de apoio do governador Carlos Brandão ao seu projeto e rechaçou categoricamente a possibilidade de ocupar a vaga de vice em uma eventual chapa governista encabeçada por Orleans Brandão.

Ao ser questionado sobre a relação com o chefe do Executivo estadual, Duarte Jr. classificou a convivência como “normal” e descartou qualquer tipo de rompimento político deliberado de sua parte. O deputado sublinhou que a escolha das peças para o tabuleiro majoritário cabe à liderança do Palácio dos Leões.

“Quem tá escolhendo os candidatos ao Senado não sou eu. É o governador Brandão que tá escolhendo os candidatos que ele entende que mereçam o apoio dele. Se ele entende que eu não mereço o apoio dele, não sou eu que estou rompendo”, declarou o parlamentar, encarando o posicionamento governista com naturalidade. “É da vida, eu não vou aqui me vitimizar”.

Durante a sabatina, o jornalista Jeisael Marx ponderou que o nome de Duarte Jr., ao lado do de Neto Evangelista, vinha sendo ventilado nos bastidores políticos como uma opção competitiva para a vaga de vice-governador, dada a forte inserção e capilaridade eleitoral de ambos na capital, São Luís.

Indagado se aceitaria o posto na chapa de Orleans Brandão, Duarte foi enfático e direto: “Não.”

O deputado reforçou que seu foco é estritamente a disputa pela Câmara Alta e rechaçou o uso de sua pré-candidatura como moeda de troca nas negociações partidárias.

“Sou pré-candidato a senador da República. Não para barganhar, não para chantagear — não é do meu perfil, não é do meu histórico. É para vencer, é para valer, é para orgulhar o povo do Maranhão”, cravou.

Duarte diz que apoia Esmênia em 2028 se receber apoio da prefeita ao Senado

O deputado federal Duarte Júnior, pré-candidato do Avante ao Senado, declarou nesta terça-feira, 9, em entrevista ao UQ! Podcast, que está disposto a abrir mão de uma futura candidatura à prefeitura de São Luís em 2028.

O recuo estratégico seria em favor da reeleição da atual vice-prefeita, Esmênia Miranda (PSD), caso ela assuma o apoie na disputa para senador agora em 2026.

Provocado pelo jornalista Jeisael Marx sobre as condições que o fariam desistir do sonho de comandar a capital maranhense, Duarte foi pragmático e condicionou seu apoio a reciprocidade política e à continuidade da gestão.

“Depende de dois fatores. Primeiro: eleito senador da República e contando com o apoio da Esmênia, por questão de justiça, ela vai contar com todo o meu apoio para a reeleição dela à prefeitura de São Luís. Agora, claro, ela conta com esse apoio dando continuidade ao trabalho que até aqui foi bem executado”, declarou o deputado.

Duarte Jr., que historicamente se posicionou como um forte opositor à gestão de Eduardo Braide, chegou a reconhecer a aprovação popular do rival no município. “Eu fui candidato contra ele, disputei a eleição contra ele e as urnas disseram isso. As pessoas entenderam que ele fez um bom trabalho e mereceu continuar. Então ela [Esmênia] é a sucessora natural”, admitiu.