Duarte Jr. reage a denúncias de homofobia, gordofobia e assédio

Print indicaria reação no grupo “Vingadores”, do Telegram, a uma postagem do blogueiro Wallace Braga: gordofobia?

O deputado estadual e pré-candidato do Republicanos à Prefeitura de São Luís, Duarte Júnior, decidiu reagir ontem (1º) a uma série de vazamentos de mensagens de texto e áudios atribuídos a ele – ou a seus aliados – relacionados à campanha de 2018, quando o parlamentar elegeu-se para a Assembleia Legislativa. O caso deixou sua imagem gravemente arranhada, mas ele se diz vítima de manipulação.

Quando o material começou a surgir, ainda no início da segunda quinzena de fevereiro, o Blog do Gilberto Léda tratou do assunto sob o ponto de vista de um contra-ataque de ex-aliados, a partir da saída dele do PCdoB (reveja).

Os vazamentos seguem ainda parecendo obra do entorno do Palácio dos Leões, mas alguns fatos novos no material revelado nos últimos dias mereciam mesmo, no mínimo, um posicionamento público do parlamentar.

Dos diálogos atribuídos a Duarte, sua noiva, Karen Barros, assessores e servidores do Procon-MA e apoiadores, emergiram denúncias de assédio moral contra subordinados no órgão de defesa do consumidor, de gordofobia (veja print no início desta postagem), de tentativa de censura à imprensa, e de homofobia – num áudio atribuído ao deputado ele teria chamado um consumidor de “viado safado” (veja aqui e aqui).

Num dos áudios atribuídos a Duarte que mais ganharam repercussão, o deputado aparentemente reclamava de algum material de campanha em que havia imagens dele atuando dentro do Procon-MA. Ao que tudo indica, ele temia que essas imagens, se fossem usadas como propaganda eleitoral, pudessem causar-lhe problemas, e, por isso, determinou a retirada de uma cena.

O tom dele ao se referir ao assunto e ao se dirigir diretamente a alguém de nome Thiago sugere assédio moral.

“Eu mandei faz mil anos tirar a porra da cena que eu tô dentro da unidade [do Procon?] cumprimentando servidor. Agora tu, Thiago, fica leso aí e não presta atenção no que eu falo. Eu ia postar essa bosta agora. Altera essa cocota aí, cacete. Por favor. Porra!”, disparou o então candidato no suposto áudio.

Apesar de ainda não haver publicado nada sobre o assunto, o próprio Blog do Gilberto Léda tentava há mais de uma semana, via assessoria, ouvir o deputado sobre as graves acusações que pesam contra ele.

Durante todo esse tempo, ele preferiu se manter em silêncio. Só rompido na noite de domingo.

Em postagem no Facebook, depois replicada em outras redes, ele se disse vítima de manipulação.

“Após firmar minha pré-candidatura, ter um partido que me apoia e apresentar forte crescimento nas pesquisas mais recentes, estão divulgando áudios e prints atribuídos a mim, com conteúdos completamente MANIPULADOS e FALSOS”, disse.

Ou seja: alega que pode ter sido vítima das chamada deepfakes, com alteração eletrônica de um áudio para inclusão da sua voz.

O parlamentar acusa a “velha política, que não dialoga com as ideias e propostas para nossa São Luís” e “aqueles que se acham donos do poder” de atuarem contra si. Mas não diz quem são estes.

Segundo ele, as denúncias se baseiam “em mentiras e ataques de baixo nível, que são fortemente intensificados pelas atuais tecnologias de manipulação de informações e outros dados eletrônicos, facilmente acessíveis”.

Nesse caso, só uma perícia isenta para definir qual a verdade: se a dos áudios e prints, ou se a do deputado.

13 pensou em “Duarte Jr. reage a denúncias de homofobia, gordofobia e assédio

  1. Chegou a grande hora para Duarte Jr.

    Já que são prints e áudios fakes, basta ele pedir para a justiça fazer tanto a perícia dos prints quanto dos áudios para provar de fato que não é ele.

    Se fizer isso eu mudo todo meu conceito que tenho dele e voto nele.

    Sera que ele topa?

    Basta provar que os áudios ñ são dele que MEU VOTO SERA TEU DUARTE JR.

    Tenho certeza que ganhará o voto de Leda e Linhares também!

    DESAFIO FEITO

  2. Conversa fiada, a máscara caiu. Tá só no começo.
    Como sugestão você podia colocar os áudios, para termos como referência se são autênticos ou não.

  3. Pingback: Duarte acusa Glalbert e Neto Evangelista por vazamentos, segundo internauta - Gilberto Léda

  4. Agora sabemos a verdadeira face de Duarte, quem conhece não deseja nem trabalhar com ele , o povo do Maranhão tem o poder nas urnas, não caiam mais em cara de novinho com discurso de mudança… A MESMA COISA foi edvala vcs tem poder na mão… Não elejam esse louco do Duarte… por favor

  5. Que esse Duarte Junior não vale o que o gato enterra todos já sabíamos. Não sei como ainda tem votos. Só no Maranhão onde tudo acontece.

  6. Pingback: Duarte Jr. acusa o vice-presidente da Assembleia Legislativa por vazamentos de áudios e mensagens | Blog do Kiel Martins

  7. Duarte, se os áudios e vídeos são forjados você foi vítima de um CRIME grave. Se você conseguir provar eu voto em ti e faço campanha. Cadê o super homem ? Cadê o capitão América? Aparentemente tá mais pra vilão de máscara do que pra super herói. Espero estar enganado. Os crimes feitos pela internet sempre deixam do rastro. Vide o Sérgio.moro que descobriu quem invadiu o celular dele. Chegou a hora de saber se você estava mentido ou não.

  8. Pingback: Acusado de vazar áudios, Glalbert cumprimenta Duarte Jr. - Gilberto Léda

  9. Quero saber se os paladinos da moral Neto Evangelista, Glaubert Cutrim, Rubens Jr e todos os demais que insistem e minar a candidatura de DJ jamais falaram em um tom maia exaltado em grupos privados. Ahhhh façam-me o favor. Só tem “santo” nesse grupo. Hipócritas

    • Mas ele falou que ñ é ele. Ele é um santo.

      Curiosidade você é dos grupos dos vingadores ou dos fakes???

      😅😂😅😂😅😂😅

  10. Pingback: OAB-MA atesta veracidade de áudio com a voz de Duarte Jr. - Gilberto Léda

  11. Pingback: Duarte Jr vai à TV justificar áudio homofóbico, piada de HIV, esporros em funcionários e outras graves acusações – Blog Maramais

Os comentários estão fechados.